Uma conta no Instagram foi retirada do ar pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na tarde desta terça-feira, 2 de junho. O perfil era responsável por divulgar imagens e vídeos de conteúdo sexual envolvendo estupro de crianças e adolescentes. Esta é a quarta operação do tipo desde março de 2020. Os policiais tomaram conhecimento da página na rede social por meio de denúncias feitas por internautas no perfil da Polícia Civil, também no Instagram. Os usuários encaminharam o nome da páginas no chat de conversa e pedindo pela intervenção da entidade policial.
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) está atenta às movimentações de criminosos no meio digital. No dia dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, lembrado nesse dia 18 de maio, o Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE derrubou o perfil de um usuário do Instagram que compartilhava centenas de imagens com conteúdo pornográfico infantojuvenil. Essa é a terceira ação, em menos de dois meses, realizada pelo DIP, em parceria com a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (DCECA), no combate à propagação desse tipo de conteúdo.
As denúncias, recebidas pela conta oficial da instituição (@policiacivil_ce) também no Instagram, foram repassadas por outros usuários da rede social que pediam investigações sobre o caso. Imediatamente os policiais civis passaram a investigar e conseguiram tirar do ar o perfil com o conteúdo criminoso. Mesmo com a retirada do perfil, os policiais seguem investigando o fato com o intuito de descobrir a origem do material, bem como o autor do crime. As investigações seguem com a DCECA, com apoio do DIP.
o espaço disponibilizado é para o debate saudável. Comentário é de inteira responsabilidade do autor