Menu fechado

2020 já superou homicídios de todo ano de 2019

Por José Raimundo Carvalho (*)

Até a meia-noite do dia 24/06/2020 (quarta-feira), o Ceará havia contabilizado impressionantes 2246 homicídios! Com uma média diária de 12,76 homicídios em 2020, muito provavelmente hoje estaremos comemorando um dia terrível, mas até certo ponto previsível: alcançaremos o mesmo número de homicídios de todos os 12 meses de 2019, ou seja, 2257, em menos de 6 meses! Estamos a apenas 11 mortes para isso.

Desde o início da sua primeira gestão, em 2015, o governo errou, errou novamente, continuou no erro, não ouviu pessoas que realmente entendiam de segurança pública, negligenciou suas responsabilidades, foi intolerante com as evidências, preferiu ouvir tolos e insensatos, se enterrou em um obscurantismo tacanho. O resultado: Mais de 22.000 homicídios, um estado entregue a grupos narcotraficantes, recorde de mortes de mulheres e jovens, pessoas sendo forçadas a se mudarem, apavoradas com as ameaças de criminosos.

Essa gestão apostou em uma configuração política atrasada que protegeria toda a sua incompetência administrativa, colocando sua população em um eterno inferno homicida, a mercê de gangs e grupos criminosos, sem qualquer contestação. Absolutamente sem moral ou capacidade reativa, o governo segue bêbado, com as “calças arreadas”, amedrontado, colocando os operadores de segurança pública em uma situação de risco, descontrole sem planejamento, deteriorando a reputação histórica de nobres instituições como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Não há qualquer saída, essa é a verdade que o governo não tem a dignidade de falar, preferindo promover “lacramentos”, “cortinas de fumaça” e aparições cínicas na imprensa. Um espetáculo de horror e desrespeito com sua população, miseravelmente açoitada pela COVID – 19 e pela onda desenfreada de homicídio. A gestão morreu … e o cadáver está exposto nas ruas para quem quiser ver!

(*) Professor do CAEN/UFC

2 Comentários

  1. Ivone

    Absurdos dos absurdos! Esse governador é uma lástima, desde primeiro governo dele que a segurança virou o que estamos vivenciando, um tremendo descaso. Comunista CRETNO! Quando era pra pegar um avião aqui ir pra Curitiba falar com aquele VERME LULA ladrão, ao invés de está governando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.