Ao longo da história, o comerciante desponta como o principal agente civilizador, estreitando a distância entre os povos, ao tempo em que, a partir do primitivo escambo, compartilha conhecimentos e crenças.
Uma das profissões mais antigas exercida pelo homem, que tem seu registro no curso da história, com destaque para os destemidos e heróicos desbravadores Fenícios, tem hoje, no dia 16 de julho, sua data comemorativa.
O “Dia do Comerciante”, surgiu com a edição da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.
Entrelaçada na evolução do “Homem”, essa classe laboriosa já enfrentou várias pandemias, sobrevivendo a todas elas com coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação, qualidades inerentes a todos que a ela se dedicam.
Louvado no heroísmo dos nossos antepassados, acredito que os guerreiros e guerreiras de hoje, que trazem em seu sangue o DNA de nossos valorosos ancestrais, ultrapassarão, com galhardia, os obstáculos e desafios lançados pelo COVID19.
Faço votos de que, em breve, possamos comemorar nossos feitos e dar curso normal à nossa história.
Freitas Cordeiro
Presidente da Federação das CDLs do Ceará
CÁ PRA NÓS: Geradores de milhares de oportunidades. O SEM MEIAS PALAVRAS parabeniza na figura do presidente da FCDL todos os comerciantes.
o espaço disponibilizado é para o debate saudável. Comentário é de inteira responsabilidade do autor