Menu fechado

Articulação dos Povos Indígenas (APIB) do Brasil quer canal direto com Biden

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) enviou há duas semanas uma carta ao presidente americano Joe Biden e ao seu Enviado Especial Climático, John Kerry, na qual pede um “canal direto” de comunicação com o governo dos EUA sobre assuntos ligados à Amazônia brasileira.

Os indígenas querem ser incluídos em qualquer debate promovido pelos EUA para negociação sobre o meio ambiente do Brasil, sem a intermediação da administração de Jair Bolsonaro, como seria praxe na relação diplomática entre os dois países.

Eleito com a proposta de enfrentar o desafio das mudanças climáticas, Biden chegou a citar o desmatamento da floresta Amazônica brasileira como um dos seus focos de atenção durante debate ainda na campanha presidencial. Atualmente, Kerry e sua equipe organizam uma Cúpula do Clima, em 22 de abril, na qual Biden pretende selar seu protagonismo global no assunto e arrancar compromissos no tema de países como o Brasil, cujo presidente, Jair Bolsonaro, foi convidado para o evento.

É neste contexto que a carta da APIB, à qual a BBC News Brasil teve acesso com exclusividade, chega à Casa Branca e ao gabinete de Kerry. Na comunicação, os indígenas afirmam que “para assegurar e cobrar que o Estado brasileiro volte a fazer uso de suas legislações ambientais e suas diversas agências de proteção, é essencial incluir os Povos Indígenas na mesa de negociação e elaboração de estratégias”.

Fonte: BBC News

Cá pra nós: uma ONG querendo se sobrepor ao Estado legitimamente constituído. Com que direito deseja falar em nome dos povos indígenas brasileiros? Quem ou o que está por trás disso?.

Sônia chegou a ser cotada para vice na chapa de Boulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.