Menu fechado

1 em cada 3 sobreviventes do covid-19 foi diagnosticado com transtorno cerebral ou psiquiátrico

Um em cada três sobreviventes da Covid-19 foi diagnosticado com transtorno cerebral ou psiquiátrico até seis meses depois da doença, sugerindo que a pandemia pode levar a uma onda de problemas mentais e neurológicos, disseram cientistas nesta terça-feira (6).

A pesquisa foi publicada no jornal Lancet Psychiatry. Ela analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabou diagnosticado com doenças neuróligcas ou psiquiátricas nos seis meses seguintes à infecção.

Ansiedade, com 17%, e transtornos do humor, com 14%, foram os mais comuns e não parecem estar relacionados ao quão leve ou grave foi a infecção por Covid-19 do paciente.

Entre aqueles que foram internados em terapia intensiva com Covid-19 grave, no entanto, 7% tiveram um acidente vascular cerebral em seis meses, e quase 2% foram diagnosticados com demência.

“Embora os riscos individuais para a maioria dos distúrbios sejam pequenos, o efeito em toda a população pode ser substancial”, disse Paul Harrison, professor de psiquiatria de Oxford que co-liderou o trabalho.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.