Uma ala do STF (Supremo Tribunal Federal) está incomodada com a decisão do ministro Luís Roberto Barroso de determinar a abertura da CPI da Covid. Ministros da corte ouvidos pela CNN relataram surpresa e desconforto com o fato de Barroso ter determinado a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito de forma individual.

Esses magistrados estavam esperando que o assunto fosse levado ao plenário do Supremo.

A avaliação dessa ala do tribunal é a de que o movimento de Barroso pode abrir margem para que o Senado tire da gaveta pedidos de impeachment contra ministros do Supremo e também a chamada CPI da Lava Toga, cuja proposta é investigar o suposto ativismo judicial da corte.
Diante desse cenário, ministros passaram a atuar nos bastidores para reverter a decisão de Barroso, que submeteu a liminar ao plenário virtual da corte. O julgamento começa a partir do dia 16.

À CNN, integrantes do STF disseram que, além de ter aberto um flanco para novos ataques ao Supremo, neste momento, uma CPI não contribuirá para o combate à pandemia no país. Os ministros também apontam que a liminar de Barroso servirá para dar base a ataques do presidente Jair Bolsonaro contra a corte, sob o argumento de que o Supremo não o deixa governar.

Nesta sexta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro acusou Barroso de “militância política” e “politicalha”. Em postagem em suas redes sociais, o presidente afirmou que falta “coragem moral” ao ministro por se omitir de também ordenar a abertura de processos de impeachment contra integrantes da corte. O Supremo reagiu em nota. Disse que decisões da corte devem ser questionadas por meio de recurso.

Fonte: CNN Brasil

CÁ PRA NÓS: Barroso colocou fogo no Senado e a previsão dessa ala se tornou factível.

3 COMMENTS

  1. Não é admissível que juízes tomem decisões monocráticas num momento tão delicado em nossa democracia. Não colabora, não fortalece, apenas enfraquece as relações entre os poderes. Isso faz parecer excesso de poder ou de vaidade. Se é para liberar cpi da covid, que seja TB para investigar governadores e prefeitos, precisamos saber para que fim foi destinado tanto dinheiro enviado para os Estados, e porque estes não construíram utis para socorrer as vítimas de covid. Não podemos esquecer a CPI da lava toga que estar engavetada no senado. Chega de juízes decidindo monocraticamente, juízes militando para partidos, se é para moralizar, que seja moralizado todas as instâncias.

  2. Um stf APARELHADO, composto por Ministros DESQUALIFICADOS q atuam Ideologicamente contra a Sociedade e a Nacão! Não querem recomhecer o resultado legítimo das eleições e atuam para a INSEGURANÇA JURÍDICA E ARBITRARIEDADES. Chega! Esse SENADO ACOVARDADO TEM Q DAR UM BASTA NISSO OU AS FORÇAS ARMADAS TERÃO Q INTERVIR!!!???

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here