Menu fechado

Análise de saliva em crianças se mostrou eficaz na detecção do covid-19 em crianças

Testes feitos a partir da análise de saliva se mostraram tão eficazes no diagnóstico de Covid-19 em crianças sintomáticas e assintomáticas quanto o teste molecular por RT-PCR utilizando swabs (uma haste com aproximadamente 15 centímetros, semelhante a um cotonete), o teste padrão ouro na detecção do coronavírus. Ambos têm uma sensibilidade de até 90% à presença do vírus.
Essa é a constatação de um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP).

Os pesquisadores coletaram saliva de 50 crianças com algum sintoma relacionado à Covid-19, atendidas em serviços de saúde pública na cidade de Araraquara (no interior de São Paulo). Os voluntários, com idade média de 10 anos, também colheram amostras de secreção respiratória por swab, com o intuito de comparar a eficácia de ambos os testes. 

“Ao todo, 10 crianças tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19. As amostras por swab e por saliva detectaram oito positivos cada uma, mostrando uma performance igual entre as amostras”, explica o coordenador da pesquisa, Paulo Henrique Braz-Silva, professor da Faculdade de Odontologia da USP e pesquisador do IMT-USP.

Por ser bem menos invasivo que o teste por swab, o exame de saliva não causa o desconforto geralmente relatado por quem usa o swab. Segundo o pesquisador, isso poderia facilitar a testagem em massa em crianças e em adultos. 

O teste de saliva por RT-PCR é usado no Brasil desde a década de 80 para detectar outras doenças infectocontagiosas em crianças e adultos, como dengue e zika. Apesar das vantagens para testar Covid-19, Braz-Silva acredita que esse tipo de teste ainda não seja tão popular como os de swab por “falta de familiaridade”. 

Em adultos, segundo ele, já há vários estudos que comprovam que a análise de saliva é tão eficaz quanto a análise por swab para o diagnóstico da Covid-19.

Fonte: CNN Brasil

CÁ PRA NÓS: Em Fortaleza o Laboratório Pérez Limardo realiza a análise por saliva na detecção do covid-19, o que é ideal para crianças, idosos e pessoas que têm aversão ao PT-PCR por utilizar um longo cotonete (swab) que se aprofunda nas narinas e garganta. Dispõe também dos testes antígeno, PT-PCR e sorológico. Realiza ainda a coleta em domicílio

Laboratório de Análises Clinicas e Anatomia Patológica Perez Limardo
R. Eduardo Perdigão, 300 – Parangaba, Fortaleza – CE, 60740-630, anexo ao Hospital Menino Jesus, ao lado do terminal de Parangaba.
(85)3292-0655 e zap (85) 99240.44.06
Convênios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.