Menu fechado

Vacina cearense contra covid-19 segue rumo a fase 2

No Brasil, atualmente 17 projetos de pesquisa para o desenvolvimento do imunizante contra Covid-19 estão na fase pré-clínica. Dentre eles, o estudo da Universidade Estadual do Ceará (Uece), liderado pela professora imunologista Izabel Florindo, do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular da Uece (LBBM) e pelo pesquisador do LBBM e doutorando do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (Renorbio/Uece), Ney Carvalho.

A pesquisa iniciada em abril de 2020 vem desenvolvendo uma vacina cearense contra a Covid-19. Neste momento a pesquisa aguarda autorização da Anvisa para iniciar a segunda fase clínica, com teste em humanos.

Segundo Ney Carvalho, a vacina em teste batizada de “HH-120-Defenser”, alcançou resultados promissores na primeira fase de testes realizada em camundongos. “Esses resultados serão submetidos à Anvisa, com o intuito de iniciar a fase clínica, já que estávamos na fase pré-clínica, com os animais”, explicou.

Fase Clínica de testes (três etapas)

  • 1ª etapa: testes realizados com, aproximadamente, 100 pessoas adultas, de 18 a 60 anos de idade, sem comorbidades;
  • 2ª etapa: testes em pessoas acima de 60 anos, com comorbidades;
  • 3ª etapa: testes serão aplicados em milhares de pessoas, com perfis diversificados.
  • Ao final de cada etapa da fase clínica, a Uece deverá submeter os resultados à Anvisa para autorização da continuidade dos testes.

Fonte: Site PMF

CÁ PRA NÓS: Vai dar certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.