Menu fechado

Urgente: Carta aberta de médicos à CPI manifesta apoio irrestrito a Mayra Pinheiro

Uma Carta Aerta subscrita por mais de 1.100 médicos foi dirigida a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do covid louvando o trabalho da médica cearense Mayra Pinheiro na gestão de setor do Ministério da Saúde. Veja o documento:

CARTA ABERTA DO MOVIMENTO MÉDICO À COMISSÃO PARLAMENTAR DE
INQUÉRITO DA PANDEMIA – CPI DA COVID SENADO FEDERAL
Brasília – DF, 24 de maio de 2021

Aos Senhores(as)
Senadores da República e Deputados Federais.
O movimento médico brasileiro que preza pela medicina de qualidade,
representado por todos os profissionais médicos que subscrevem esta carta,
vem a público manifestar seu irrestrito apoio à Dra. Mayra Pinheiro, como
reconhecimento do excelente e responsável trabalho desenvolvido no Ministério
da Saúde, junto à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde –
SGETS.
Dra. Mayra sempre atuou em prol da medicina de qualidade e boa formação dos
profissionais médicos, além da defesa da autonomia médica.
Desde que assumiu a SGETS, colocou a secretaria à disposição para trabalhar
em conjunto com o movimento médico, não só deliberando sobre pautas
importantes da categoria médica, mas lutando sempre contra a precarização do
trabalho, apropriando suas regulamentações e identificando as necessidades do
Sistema Único de Saúde – SUS, reconhecendo na ciência o grande valor na
elaboração das condutas dentro do Ministério da Saúde.
A CPI da COVID, centro dos holofotes do congresso nos últimos dias, tem
politizado questões médicas e científicas. A grande mídia, por sua vez, acaba
criando rótulos, como o caso da Dra. Mayra, apelidada de “Capitã Cloroquina”.
Não podemos deixar que alguém que defenda a classe médica, de forma técnica
e científica, seja exposto dessa maneira à opinião pública.
Reconhecida por sua luta pela medicina de qualidade, com a consequente
melhoria para a saúde da população, Dra. Mayra merece respeito, além da
gratidão de toda classe médica.

Subscrevem a carta mais de 1.136 médicos.

CÁ PRA NÓS: Rótulo pejorativo e preconceituoso para com uma cidadã nordestina, médica e gestora pública, dedicada em servir ao próximo.

28 Comentários

  1. Veronica Gurgel Silva

    Quando fui diagnosticada com Covid pela segunda vez fui medicada com colóquina e graças a Deus e A Dra Mayra por acrescentar um tratamento eficaz .Parabéns Dra Mayra minha amiga e os médicos da Hapivida Fortaleza

  2. Sandra Espíndola Andreatta

    Parabéns à Doutora Mayra Pinheiro, minha conterrânea, e aos seus Colegas pela iniciativa de redigir tão centrada missiva.

    • Mari

      Conheço muitos q foram salvos com o tratamento Precose e até mesmo quem tava em uti! É um absurdo o q esses senadores sem noção querem fazer com o povo, #CPIdavergonhs

      • Simone

        Vergonha de CPI , só para fazerem palanque político p 2022.
        Estão passando do cúmulo do ridículo esses desocupados.
        Condenados p corrupções sendo agora inquisidores.
        Basta a população já ñ aguemta mais com
        tantos desmandos .

    • José Bardawil

      Parabéns pelo seu trabalho, pela luta incansável para salvar vidas, não se abata com sujeiras da política, veja que espécie de políticos querem julgar o seu trabalho. O tempo está é o Senhor da razão

  3. Fátima Piancó

    Dra. Mayra, a senhora sim merece todo o nosso respeito, pelo seu trabalho digno e de resultados na saúde pública e no SUS. Enquanto que os algozes da cpi/minúsculas mesmo, não gozam de credibilidade nenhuma! A honestidade e a verdade são sempre as melhores defesas. Isso a senhora tem de sobra!

    • Anônimo

      D. Fátima, disse bem, eu acho que deveria ser exigido para ser candidato nível superior, especialmente para o senado, assim muitas toupeiras não ficaria defecando pela boca comi se vê nessa CPI, elementos escondendo-se atrás de um título de senador, sabe Deus como conseguiu, o correto, era o relator se declarar incopetente para inquérir uma personalidade nobre como a Dra Mayra, relator antes de citar o nome dela deveria desinfetar a boca

  4. Silvia Heloisa Moscatel Loffredo

    A classe médica merece respeito e a Dra Mayra nos representa de maneira louvável, buscando, dentro de um contexto científico, soluções para o controle desta Pandemia. Ela merece respeito.

  5. Celsa Maria Chaves Saraiva

    Todo apoio a Dra. Mayra e a classe médica, nenhum dessa CPI tem credibilidade a começar pelo presidente, vice, relator, etc, etc….Fortaleza

    • Joaquim Higino

      É Dra Mayara sou Médico aqui em Manaus , tenho 74 anos , me aposentei pela Universidade Federal do Amazonas onde fui professor durante 35 anos e pelo estado . Justamente o presidente da CPI , foi eleito pelos votos do eleitor Manauara , mas tenho certeza , que nunca mais vai se eleger para nada aqui na Nossa Sta. Terrinha , pois com está Atitude de apunhalar está colega que tão bem representa a nossa classe Médica , foi seu fim político , Antônio Obrigado por abrir este espaço . Para desabafar um abraço (Higino)

  6. Ricardo Cassiani

    Excelente profissional e está salvando vidas com seu apoio ao tratamento imediato,tem meu total apoio.parabens Dr. Mayra que Deus tenha misericórdia de todos os brasileiros que lutam da mesma forma para salvar vidas com a medicina baseada nem evidências,que nesse momento são muito robustas. Continuemos com nossa missão médica.

  7. Solimar Nobre

    Parabéns Dra. ! Meu repúdio a essa CPI, dirigida por ladrões na tentativa de derrubar um presidente, quê não rouba e nem deixa roubar !!!!

  8. Dayse De Oliveira Rizzato

    Parabéns dra.Mayra!!me curei com o tratamento precoce ( cloroquina, azitromicina, ivermectina, e cortecoide) e graças a médicos como vc são salvas muitas vidas

  9. Antônia Rafael Mota

    Dra. Mayra, que Deus a abençoe e esteja bem ao seu lado no exato momento das suas falas aos algozes da CPI. Fortaleça-se na fé e na certeza de não ter cometido crime ao defender ou prescrever clocloroquina .Cabeça erguida e coração valente!

    • Adailto Antônio Leite

      Um bando de corruptos discutindo protocolos médicos com uma profissional experiente e preparada como Dra Mayra.
      Esses políticos nos causam nojo.
      Deveriam estar pagando pelos seus crimes.

  10. Arildo Morsis Souza

    Dra Mayra é um caso excepcional na medicina. Corajosa enfrentou toda polemica política e tratou centenas de paciente com cloroquina e seus acopanhantes. Lamento que a CPI da Covid tem o objetivo de destruir a imagem do governo federal e não buscar alternativas para benefeciar a população notratamento da pandemia. Presidente da CPI na lava jato com desvio de 260 milhões da saúde quando governador do amazonas e Renam relator com 17 processos na justica. Só acontece esse descalabro aqui no Brasil. Uma vergonha.

  11. Fernando Antônio Neto Lôbo

    Essa médica patriota deu um show de competência, serenidade e calou as bocas de todos os abutres senadores, que foram desmoralizados em suas narrativas. Parabéns e siga em frente, com destemor.

  12. Wilder Brito Sobreira

    Votei na Dra. Para o Senado no Ceará . Voto de novo e agora vou trabalhar para Ela. Ela é culta, competente e bonita.

  13. Franco Pinheiro

    Assisti o depoimento da Dra Mayra Pinheiro e dele tirei uma conclusão lógica: a CPI está revelando quem são os senadores da mal conduzida CPI da CLOROQUINA, inimigos do povo . Citar quem são eles é desnecessário. Minha decepção com o Sr Tasso Jereissati, o maior governador que o meu Ceará teve, porém, pôs no ralo suas convicções quando resolve apurar o que não existe neste momento de dificuldades com o enfrentamento desta PANDEMIA. Parabéns Dra Mayra Pinheiro, principalmente pelo seu trabalho junto ao Ministério da Saúde.

  14. Marieci Guerra

    A Dra Mayra Pinheiro, patriota, muito competente, enfrentou com firmeza as agressões dos desesperados, e ainda deu uma grande aula de conhecimento em rede nacional. Excelente! Parabéns Dra Mayra.

  15. Eduardo G R Bezerra.

    Dra. Mayra, bom dia. A solidariedade de um Psicólogo daqui de Natal/Rn. Parabéns pela coragem de enfrentar esses patifes. Parabéns por salvar o nosso povo de/do bem! Saúde e paz, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.