Menu fechado

Anvisa aprova importação excepcional e temporária das vacinas Sputnik e da Covaxin

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (4) a importação das vacinas Sputnik V, da Rússia, e Covaxin, da Índia, contra a Covid-19. A decisão foi anunciada por Alex Machado Campos, diretor do órgão.

“Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo Ministério da Saúde: 4 milhões de doses”, disse.

A reunião do colegiado, composto por 5 diretores, continua. Eles apresentam seus pareceres técnicos sobre os imunizantes.

O pedido de importação da vacina russa contra Covid-19 Sputnik V apresentado por governadores e o pedido semelhante feito pelo governo federal para importação da vacina indiana Covaxin foram feitos à Anvisa na última semana.

Em seu parecer, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos do órgão, Gustavo Mendes, ressaltou que a área técnica da Anvisa não está atestando a qualidade, segurança e eficácia das duas vacinas, mas apresentando seu parecer conforme determina uma lei sobre a importação emergencial de vacinas por ocasião da pandemia.

“Existem pendências técnicas que precisam ser resolvidas”, afirmou. “Contudo, a lei existe, a lei foi pensada no contexto da pandemia. Há recomendação de que o uso seja controlado, que sejam observados com muito cuidado os resultados que serão gerados com esse uso.”

Fonte: InfoMoney

o espaço disponibilizado é para o debate saudável. Comentário é de inteira responsabilidade do autor

1 Comentário

  1. Maria da Conceição da Silva.

    Tenho deficiência física tá complicado para se cadastra para a vacinação comida.
    Só do grupo prioritário.
    Até hoje não me vacinei..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *