Menu fechado

Origens da Covid-19 precisam ser investigadas de forma mais ampla, diz ex-FDA

Ex-comissário do FDA, órgão dos Estados Unidos semelhante à Anvisa, Scott Gottlieb defende a participação da segurança nacional nas investigações

O pesquisador Scott Gottlieb, ex-comissário do FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos – órgão semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, afirmou neste domingo (6), em entrevista à CBS, que as investigações sobre as origens da Covid-19 precisam ser conduzidas pela ótica da ciência e da segurança nacional.

Ele disse que a investigação inicial foi baseada na ciência e na análise de sequências virais.

“O que está perdido nisso é que há um mosaico mais amplo aqui”, disse Gottlieb. “Temos agora outras informações que se encaixam neste quadro. A ciência é uma fonte de informação, mas há muitos outros dados que apontam na direção de que isso poderia ter saído de um laboratório, que precisamos ter uma visão mais ampla sobre os riscos potenciais de que isso fosse um vazamento de laboratório”.

A mentalidade científica, disse ele, olha para o vírus, seu comportamento e seu sequenciamento e chega a uma conclusão.

“Uma avaliação de segurança nacional considera isso como uma evidência, mas depois analisa o comportamento do governo chinês, analisa o comportamento do laboratório, analisa outras evidências no laboratório, incluindo as infecções que agora sabemos que ocorreram”, disse. “E isso muda a avaliação geral”.

Gottleib afirmou que alguns virologistas ainda estão apenas observando a origem da Covid-19 através das lentes de como a sequência viral se parece, embora isso seja apenas uma parte das evidências. Ele disse que é em parte por isso que considera que as avaliações precisam estar nas mãos dos investigadores de segurança nacional e não apenas da comunidade científica.

Este é um texto traduzido, para ler o original, em inglês, clique aqui.

Fonte: CNN Brasil

CÁ PRA NÓS: Quando Bolsonaro falou em arma biológica a grande imprensa rapidamente criou narrativas que era uma grande bobagem. Agora, diante dos fatos, não podem mais segurar as notícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.