Menu fechado

Secretário Executivo do Ministério da Saúde derruba discursos políticos

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco, hoje, quarta-feira, 9, em depoimento na CPI do covid, desmontou o discurso político do Senador Humberto Costa, petista, que em suas colocações trouxe a tona que o governo federal não apoiou o Butantan no final do ano passado para o desenvolvimento da vacina coronavac; que poderia ter iniciado a vacinação com ela em dezembro, e que cabia ao governo federal a compra de kit intubação.

Elcio, mostrando domínio completo do cargo que exercia, pois como executivo lhe cabia operacionalizar as compras, foi cirúrgico ao responder aquele cenário colocado pelo senador.

Relativo ao apoio do governo federal disse claramente que o Butantan não desenvolvia nenhuma vacina, pois isto estava sendo realizado pelo laboratório Sinovac na China. O Butantan participou com a terceira fase fazendo os estudos em São Paulo.

Já a questão de ter sido iniciado a vacinação com a coronavac em dezembro, Elcio sentenciou: como, se a ANVISA só aprovou no segundo semestre de janeiro?

Finalmente, esclareceu mais uma vez que a compra do kit intubação é de responsabilidade dos Estados, pois, somente eles possuem ou devem possuir o controle dos estoques de medicamentos. Não existem informações compartilhadas com o governo federal, pois lei define responsabilidades entre os três níveis de poder. Mesmo assim, em caráter extraordinário pela pandemia, o governo socorreu os Estados.

Agora pouco, 14hs:15min, em indagação do Senador Eduardo Braga do Amazonas relativo a falta de oxigênio e se havia faltado dinheiro, Elcio mostrou com documentos que existia na conta do governo do Amazonas mais de R$ 400 milhões, e nos municípios mais de R$ 220 milhões.

CÁ PRA NÓS: O depoimento é tão esclarecedor, seguro e derruba o discurso da incompetência ou leniência do governo federal, que a Globo News pela primeira vez em suas transmissões das sessões da CPI do covid, parou de transmitir e foi para o estúdio “tocar as notícias”. Resumo: DEMOLIDOR!

CÁ PRA NÓS 2: A população já sentiu o que é discurso político, e o que são FATOS.

1 Comentário

  1. Jane Maria

    Um errinho, não é segundo semestre de Janeiro. É segunda quinzena. Mas, quem tem mais de dois neurônios já percebeu que a esquerda vive de narrativas, falcatruas e maracutaia. Ou se é muito idiota ou mau caráter para cair na conversa dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.