Menu fechado

MS lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

O Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde, nesta quinta-feira, 15.

A iniciativa contará com um investimento de R$ 258 milhões em ações de valorização e qualificação profissional, bem como no apoio institucional para abertura de novos programas de residência no país. Um dos principais objetivos é contribuir para a ampliação na oferta de especialistas e a fixação de profissionais em regiões com vazios assistenciais.

Com essa iniciativa, o Ministério da Saúde reforça o compromisso com a qualificação dos profissionais de saúde. É por isso que, pela primeira vez, os preceptores irão receber bolsas. Nós criamos essa forma de incentivo para que esses profissionais que ensinam as futuras gerações sejam reconhecidos. Não só no âmbito dos hospitais federais, esse edital será colocado em âmbito público e é transversal para todas as instituições que formam médicos”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante cerimônia de lançamento do plano.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, ressaltou a importância da capacitação continuada como forma de melhorar a assistência ao paciente e que o investimento na formação dos profissionais da saúde é essencial e deve ser cada vez mais estimulado.

“Hoje é um dia histórico. O lançamento desse plano é um sonho se concretizando e uma forma de melhorar a assistência à saúde dos brasileiros por meio da capacitação de nossos residentes, que são os futuros especialistas que irão cuidar da nossa população. Assim como também estamos promovendo a valorização dos preceptores e das instituições que formam essas pessoas”, disse Mayra Pinheiro.

Fonte: Ministério da Saúde

CÁ PRA NÓS: Iniciativa mais que bem-vinda. Vai dar certo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.