Menu fechado

Presidentes de 18 partidos são contra proibir o nepotismo, mostra pesquisa

Pesquisa do Instituto Ideia, realizada a pedido da campanha “Freio na reforma”, ouviu 18 presidentes de partidos políticos sobre as propostas de mudanças político-eleitorais em debate no Congresso Nacional. Entre os temas com respostas unânimes entre os ouvidos está o nepotismo: todos são contra proibição.
“Sou contra [a proibição do nepotismo]. Sou a favor de ter quadros qualificados independente do sobrenome”, respondeu um dos presidentes ouvidos. O levantamento não identifica os participantes.

O diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), Fabro Steibel, destaca que os partidos políticos se tornaram uma espécie “suis generis” de entidade: são abastecidos com dinheiro público, mas querem regras privadas de controle.

São contra o nepotismo ,mas não querem que ele seja regulado. É uma ideia bastante personalista de que os partidos não devem ser controlados por fora. Os partidos servem ao público, não ao privado”, avalia Fabro sobre as respostas dos dirigentes.

No Congresso Nacional, por exemplo, é comum parlamentares manterem parentes em seus gabinetes ou ainda os escolherem como seus suplentes. 

Fonte: Congresso em Foco

Veja na íntegra a pesquisa:

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.