Menu fechado

Paralimpíada de Tóquio: Brasil faz melhor campanha de todos os tempos

Nossos atletas paralímpicos deixaram a sua marca na Paralimpíada de Tóquio 2020 com a melhor campanha de todos os tempos: foram 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, totalizando 72 pódios e alcançando a sétima colocação no quadro de medalhas da competição.

Em nenhuma outra edição a missão brasileira havia conquistado tantas medalhas de ouro. Os recordes foram puxados pelo atletismo (28 pódios), modalidade em que 64 dos 65 convocados para Tóquio são atualmente contemplados pelo Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal.

Os Jogos também foram marcados pela primeira medalha de ouro para o goalball brasileiro e pelo pentacampeonato da seleção brasileira de futebol de 5, que se mantém como a única campeã paralímpica da modalidade.

Ao todo, os representantes brasileiros em Tóquio jogaram respaldados por um investimento total de R$ 117 milhões do Governo Federal via Bolsa Atleta. Esse é o valor repassado desde 2005 a 226 esportistas (95,7% da delegação) do grupo de 236 titulares na capital japonesa.

Ministério da Cidadania Secretaria Especial do Esporte CAIXA Ministério da Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.