Menu fechado

Ceará imunizou adolescentes com vacinas não recomendadas pela Anvisa

Governador Camilo Santana (PT)

Conforme matéria de O Povo Online, O Ministério da Saúde disse que os estados e municípios aplicaram doses de vacinas contra Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, Coronavac/Sinovac e da Janssen em adolescentes brasileiros. A determinação, no entanto, é que essa faixa etária seja imunizada somente com a Pfizer/BioNTech, que é recomendada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com dados do LocalizaSUS, o Ceará aplicou 1.399 vacinas em adolescentes de fabricantes distintos da Pfizer, sendo 757 da AstraZeneca, 623 do Butantan e 19 da Janssen — que exige dose única para imunização. No Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contudo, não há registros de imunizantes de dose única aplicados em adolescentes.

Já com as duas doses, há registro de 853 adolescentes vacinados no Ceará, embora o intervalo praticado com a Pfizer não possibilite essa estatística. Todos os estados brasileiros tiveram algum número de adolescentes vacinados com essas outras vacinas, ainda que a quantidade seja pequena em relação ao total. São cerca de 26,7 mil adolescentes dos 3,5 milhões vacinados.

A recomendação do Ministério Público para os adolescentes sem comorbidades imunizados com uma das doses é que não concluam o ciclo vacinal com a segunda dose, até que surjam novas evidências científicas.

Conforme O Povo, consultado das irregularidades na aplicação de vacinas não recomendadas, a SESA até agora não se manifestou.

CÁ PRA NÓS: Isso sim beira crime. Aplicar vacinas não aprovadas em adolescentes. E o Ministério Público vai agir?.

5 Comentários

  1. Antônia de Fatima Soares

    Bem q o presidente esta sempre preocupado com os jovens e com todo. O povo dessa nação mais os burros petralhas ja estao falando mal do presidente Bolssonaro dizendo q ele esta negando a vacina para os jovéns…..

  2. maria Liduina Alves

    Este governo do Ceará é o verdadeiro genocida, depois diz que é Bolsonaro. Assassinos desde o começo da pandemia. Bolsonaro é o melhor presidente que já tivemos , pois pensa só no bem estar do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.