Menu fechado

Fraudes com verbas para combater o Covid: PF realizou operação no Maranhão

A Polícia Federal realizou ontem, terça-feira, 28, a “Operação Desmedida” que teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que fraudava contratos da Secretaria Municipal de São Luís (2020).A ação policial ocorreu em São Luís e Paço do Lumiar.

Segundo a PF, o grupo praticava fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no âmbito da Secretaria de Saúde, envolvendo verbas federais que seriam utilizadas no combate à pandemia Covid-19.

Na investigação, foram constatadas fraudes em dois processos licitatórios instaurados, em 2020, pela Secretaria de Saúde de São Luís para a contratação de insumos destinados ao combate à Covid. Segundo a Polícia Federal, os certames resultaram na contratação de uma empresa fictícia (sem sede física) e de uma empresa gerida por sócio “laranja”.

De acordo com análises da Controladoria Geral da União (CGU), ficaram evidentes os superfaturamentos contratuais e simulação de vendas, causando prejuízo milionário aos cofres públicos.

A Polícia Federal cumpriu seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de constrição patrimonial, com valores que chegam a R$ 1,2 milhões.

Ao todo, 20 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de São Luís, que decorreram de uma representação elaborada pela Polícia Federal.

Com informações g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.