Prof. José Raimundo Carvalho
Diretor CEA/EIDEIA e CAEN/UFC
15/10/2021
O CLP – Centro de Liderança Pública ( https://www.clp.org.br/ ) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há dez anos ele divulga o Ranking de Competitividade dos Estados, métrica que é calculada considerando dez pilares temáticos fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Na dimensão de Segurança Pública não houve surpresas, nem no topo ou no final do ranking. Santa Catarina e São Paulo detêm as melhores posições nacionais. Despercebido pela imprensa local, o Ceará apareceu na 25ª posição, acima apenas do Rio de Janeiro e de Roraima. Há praticamente uma década a atividade homicida aqui corre livre, descontrolada e desenfreada (nem mesmo arrefecendo durante a COVID – 19), combinada com uma miríade malograda de experimentações sociais e modismos tecnológicos com retoques “aqui e acolá” de conhecimento e espasmos de ciência: um desastre retumbante.
A sociedade cearense vem testemunhando uma mudança profunda e quase irreversível na sua qualidade de vida, bem pior do que aquela que aconteceu no Rio de Janeiro na década de 1980. Sim, o Ceará segue a mesma trajetória do Rio de Janeiro, só que de maneira muito pior e com efeitos sociais mais perversos e longos que reverberarão por mais de duas décadas no futuro, principalmente entre seus jovens pobres, idosos e mulheres.
Um debate amplo, democrático, plural e científico (de verdade) deve ressurgir, imediatamente. Vozes de fora do governo devem ser ouvidas em um contexto honesto, educado e leal de diálogo gestor, técnico e científico pois a estratégia de segurança pública no Ceará fracassou.
Uma década perdida para a segurança pública do estado. Estamos interessados em discutir e implementar mudanças e inovações tecnológicas e sociais (realmente) efetivas, transdiciplinares e eficientes para o problema, sem ideologia, ou tentativa de sequestro e corrupção de narrativas. Afinal nós, nossos(as) amigos(as), nossos(as) professores(as), nossas famílias e nosso povo moram aqui. Vejam o Relatório do CLP em:
Excelente tudo isto se de aos gestores ,que abandona a sociedade com os seus benefícios maquiando com determinadas ofertas inrisorias.