Menu fechado

Alan dos Santos pode ingressar com pedido de asilo político a qualquer momento

EUA não tem tradição de extraditar jornalista, diz Alexandre Garcia

Em coluna publicada no jornal Gazeta do Povo, o jornalista Alexandre Garcia comentou o pleito de prisão e extradição de Allan dos Santos, emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para Garcia, no entanto, existe boa possibilidade de Alan conseguir um asilo político dos Estados Unidos (EUA).

A decisão de Moraes atende a uma solicitação da Polícia Federal (PF). De acordo com o ministro, o órgão “apresentou indícios fortes, plausíveis e razoáveis da vinculação do representado Allan Lopes dos Santos à prática de diversos crimes”.

Ao falar da situação, Alexandre Garcia indicou o argumento que pode culminar com o asilo: “não há tradição nos Estados Unidos de extraditar jornalista”.

Allan do Santos trabalha, em conjunto com seus advogados, para ingressar com um pedido de asilo político nos Estados Unidos. Ele concedeu entrevista ao Boa Tarde Brasil, na Rádio Guaíba, na tarde da última segunda-feira, e desabafou: “Eles falam que eu ameaço membros da Suprema Corte, o que a juíza da 14° Vara do Tribunal de Brasília achou um absurdo. Vale a pena ler a decisão da juíza sobre a denúncia dos dois procuradores que me denunciaram manipulando trechos de um vídeo meu. Ela disse que, pelo contrário, parece mais que o ministro (no caso, Luís Roberto Barroso) estaria intimidando jornalistas. Está na decisão da juíza. Ela também fala que eu não tenho meios para ameaçar membros da Suprema Corte, já que eles têm segurança, policiais, eu estou nos Estados Unidos e eles aí (no Brasil)… eu, agora que estou sendo ameaçado, não estou me sentindo, mas sendo ameaçado por um membro da suprema corte”, desabafou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.