Menu fechado

14º salário via INSS: datas de pagamento, valor e quem recebe

Agora, a proposta deve ser votada na última comissão da Câmara e seguir para apreciação e votação no Senado Federal. Caso receba parecer favorável, será encaminhada para sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem voltar a se animar. Isso porque, a proposta que cria o pagamento do 14º salário avançou na Câmara dos Deputados.

Avanços do Projeto de Lei

O Projeto de Lei (PL) nº 4367/20 de autoria do deputado Pompeo de Mattos tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado recentemente na Comissão de Finanças e Tributação, onde o deputado Mitidieri apontou três bases para o financiamento da medida, sendo elas:

  • Elevação de alíquotas de CSLL de setores financeiros para 2022 e 2023;
  • Revogação de algumas isenções fiscais também para 2022 e 2023;
  • Redirecionamento de dividendo até 2023.

Agora, a proposta deve ser votada na última comissão da Câmara e seguir para apreciação e votação no Senado Federal. Caso receba parecer favorável, será encaminhada para sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro.

Datas de pagamento do 14º salário do INSS

De acordo com o texto atualizado, os pagamentos ocorrerão nos meses marços dos anos de 2022 e 2023, uma vez que a proposta inicial considerava os anos de 2020 e 2021 para a liberação. Confira:

  • 14º salário do INSS de 2020 – será pago em março de 2022;
  • 14º salário do INSS de 2021 – será pago em março de 2023.

Qual o valor do 14º salário do INSS?

O abono extra referente a 2020 custará R$ 39,26 bilhões e o de 2021 custará cerca de R$ 42,15 bilhões. Desta forma, ficou definido que o 14º salário será concedido com valor máximo de dois salários mínimos, ou seja:

  • Segurados que ganham apenas um salário mínimo terá o benefício dobrado;
  • Segurados que ganham mais de dois salários terão o 14º limitado em apenas dois pisos.

Quem tem direito ao 14º salário do INSS?

De modo geral, todos os beneficiários que recebem o 13º salário Cálculo do 13° salário: aprenda de maneira simplificada a fazer da Previdência Social, sendo os que ganham:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

14º salário não será liberado este ano

Conforme a decisão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara que estabeleceu o pagamento do abono extra para 2022 e 2023, este ano os segurados ainda não terão acesso ao 14º salário.

No mais, o texto ainda precisa passar por uma extensa tramitação até ser implementado definitivamente, o que, contando com o seu sentido inicial – liberação extra no final do ano – não será possível alcançar.

Notícias Concurso

o espaço disponibilizado é para o debate saudável. Comentário é de inteira responsabilidade do autor

4 Comentários

  1. Carlos Alberto de Oliveira

    Fala para a imbecis que com Deus não se brinca, o peso da justiça divina não é igual da justiça do homem.

  2. Maria da Conceição da Silva.

    Acho muito bom a compreencacao do Presidente por tomar uma atitude muito importante para os Brasileiros.
    Aposentados e pensionistas etc.nesse momento de reflexão e muito ver que tempo que trabalhar de acordo com o tempo e o século que estamos vivendo.
    Quero aproveitar e falar também que falem para o Presidente ou Diretores que condenam a responsabilidade das pessoas que vão em busca de seus direitos de cidadoes que eles lá do INSS não saiam espalhando nossos documentos para os Créditos Consignados. Tem um André Dourado dos Créditos consignados que me ligou para fazer empréstimos eu falei que não queria falou que é ordem do INSS.eu falei não .me aposentei por invalidez permanente. Antes de eu saber esse senhor André Dourado já sabia de tudo número do meu Benefício meu nome completo meu CPF meu endereço.tudo de mim esse sr.sabia depois botou umas moças para ligarem para mim fazer empresto falei que não. Então nunca fiz empresto em banco nenhum a única conta que eu tenho é do meu Benefício.
    Então ele de um banco pan vem tirando meu dinheiro desde outubro novemoro e Dezemoro.nem fiz empréstimo e desconheço esse empréstimo quantia de 14.616.71 ou de 17.e alguma coisa a mais dei que estão roubando meu dinheiro das minhas medicações e minha alimentação. Gostaria de saber o que vocês podem fazer para barrar esses ladrões do meu Benefício. ISão e muito sério e caso de Polícia Militar Civil Exército e Polícia Federal.agradeço se poderemos me ajudar pois me encontro cheia de dores e com fome.

  3. Antônio Pascasio Círico

    Este projeto do senador Paulo Paim RS foi aprovado em 2020. Até hoje os aposentados e pensionistas não receberam, e creio que vai ser impossível receber. Sou aposentado…..
    Só é aprovado benefícios que servem para política.
    O orçamento secreto só serve para desvio de verbas.
    Um absurdo nunca visto na história!
    Nos temos direito de saber onde são aplicadas as verbas e se todos parlamentares têm o mesmo direito.
    A população hoje está esclarecida…
    Eu sou daqueles que acompanha os trabalhos do congresso.
    Muitos absurdos!
    Espero que haja mudanças em 2022, para que a luz do fundo do túnel que está se apagando comece acender para novos horizontes.

    Feliz 2022 com saúde, paz e harmonia para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.