Menu fechado

AVC mata 11 brasileiros por hora

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda doença que mais mata no país perdendo apenas para doenças cardiovasculares, são 11 pessoas que morrem por hora no Brasil.

O doutor Armando Lobato, que é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia alertou para o problema – “é uma causa extremamente frequente de óbito, a segunda maior e os sintomas muitas vezes, 30%, o primeiro sintoma a pessoa já apresenta um derrame. Mas, vamos pensar nos outros dois terços dos casos pode ter uma fraqueza nos braços, ele pode ter uma fala enrolada, ele pode ter uma alteração de visão, ele pode na verdade não conseguir se expressar e não conseguir ficar em pé. Então, tudo isto que é importantíssimo é que a família fica atenta a este momento, por quê? Porque se você com este paciente se direcionar para um hospital que tenha condições de fazer um procedimento para tirar o coágulo pode haver uma remissão completa dos sintomas e o paciente não ter sequelas”.

Continua o médico, “o tempo aqui é importante. Qual é esse tempo? Não passar de cinco horas e meia do início desses sintomas que eu já referi. 60% dos casos na última década afetaram pessoas com menos de oitenta anos. Acabou de ser feito um estudo nos Estados Unidos na época da covid, ano retrasado e ano passado. O que observou-se é que jovens estão sendo atingidos. Agora essa doença é uma doença de 60 a 80 anos, normalmente. Agora, como é época da covid, muitos jovens estão trabalhando, menores jovens, menores de 45 anos, estão trabalhando em casa. E essa pessoa observou-se quando trabalha acima de 55 horas semanais tem uma probabilidade maior de apresentar AVC, pacientes internados, do que aqueles que não trabalhavam mais de 45 horas. Mas por que não é a hora de trabalho que causa isto? O que causa é essa pessoa ficar em casa, ela não faz exercício, ela não cuida da dieta ela não se cuida mais e ela não faz exames de laboratório, então ela fica muito vinculada a esse isolamento. Então isto ocasionou o AVC. Do ponto de vista geral é acima de 60 anos, mas estamos observando agora pessoas abaixo de 45 anos tendo acidente vascular cerebral AVC”.

smp.news “SOMENTE A VERDADE INTERESSA ” – Compartilhe, fortaleça a mídia independente.

Canal de Ouvidoria: 85 99761.0860 zap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.