O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou, em pronunciamento nesta terça-feira (12), a apresentação de um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de inquérito para investigar o crime organizado em todo o país. Ele destacou que a proposição teve apoio de 34 senadores.
De acordo com o senador, os altos índices de assassinatos dos últimos anos tornam urgente a medida, primeiramente, para se compreender a escalada de mortes que tem havido no Brasil e, consequentemente, para se estabelecer medidas que impeçam, ou pelo menos controlem, essa prática e as organizações nela envolvidas.
Girão ressaltou, ainda, que o colegiado se pautará por um “viés técnico”, e pretende fazer um levantamento de dados para identificar como essas organizações criminosas se expandiram, principalmente nas tegiões Norte e Nordeste do país.
— Em 2016, ganhou o noticiário nacional e mundial uma verdadeira guerra entre facções criminosas que geraram um número recorde de mortes violentas nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A partir daí, a situação vem se agravando ano a ano. Portanto, faz-se imperiosa a necessidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que possa fornecer elementos para o aprimoramento de políticas públicas, para o aperfeiçoamento da legislação e a formulação de novos procedimentos eficazes para o enfrentamento do crime — afirmou.
Agência Senado
O senador Eduardo Girão e o deputado federal e pré-candidato ao Governo cearense, Capitão Wagner, falaram com exclusividade ao smp.news. Ouça:
smp.news “SOMENTE A VERDADE INTERESSA” – Compartilhe, fortaleça a mídia independente.
Canal de Ouvidoria: 85 99761.0860 zap
Achou importante? seja nosso parceiro, Considere fazer uma doação, com qualquer valor, para manutenção e aprimoramento do blog e do programa SEM MEIAS MEIAS na rádio cidade 860 am seg-sex 11hs às 12hs. Independência é a arma de uma imprensa fiscalizadora, seu apoio é fundamental (PIX PARA DOAÇÃO: 85 99926.59.58)
Pode instalar tudo que for de CPI no senado, mais com esse Presidente que está lá nada vai pra frente, não sei porque êle tranca tudo. Ele procede exatamente como o canalha que estava lá anteriormente.
O Rodrigo Pacheco tem processos no STF no caso da Vale do Rio Doce, rompimento da barragem em Brumadinho, esse é o motivo.
Parabéns