Menu fechado

Lewandowski anula decisões da Lava Jato sobre corrupção na Petrobras em Salvador

O ministro do Supremo reconheceu a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o caso

ministro do STF Ricardo Lewandowski (foto) anulou todos os atos decisórios da 13ª Vara Federal de Curitiba no âmbito da ação penal sobre o suposto esquema de corrupção envolvendo a construção da sede da Petrobras em Salvador.

O magistrado reconheceu a incompetência da Vara para julgar o caso. O processo será remetido à Justiça Eleitoral, que vai decidir sobre o aproveitamento da instrução do caso. O despacho foi publicado nessa quinta (28).

A decisão acolheu um pedido do ex-presidente da Fundação Petrobrás de Seguridade SocialLuís Carlos Fernandes Afonso, alvo da 56ª fase da Lava Jato, batizada Operação Sem Fundos, em 2018. Na esteira da ofensiva, 42 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal, também em 2018.

O ministro do STF viu “flagrante ilegalidade e abusividade” dos atos praticados contra Afonso. Segundo o relator, há “inequívoca conotação eleitoral” nas condutas imputadas aos envolvidos, inclusive ao ex-presidente da Petros, e assim caberia à Justiça Eleitoral o processamento do caso, ainda que haja conexão com delitos comuns.

O Antagonista

smp.news ” SOMENTE A VERDADE INTERESSA” – Compartilhe, fortaleça a mídia independente

Canal de Ouvidoria: 85 99761.0860 zap

Achou importante? seja nosso parceiro, Considere fazer uma doação, com qualquer valor, para manutenção e aprimoramento do blog e do programa SEM MEIAS MEIAS na rádio cidade 860 am seg-sex 11hs às 12hs. Independência é a arma de uma imprensa fiscalizadora, seu apoio é fundamental (PIX PARA DOAÇÃO: 85 99926.59.58)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.