Menu fechado

QualiSUS Cardio: Ministério da Saúde lança programa que monitora a qualidade da assistência cardiovascular no SUS

Iniciativa prevê repasse de recursos financeiros mediante desempenho e cumprimento de parâmetros estabelecidos por indicadores de saúde

Apoiar e monitorar a qualidade da assistência cardiovascular ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo do Programa de Qualidade na Cardiologia – QualiSUS Cardio, lançado nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde, em Brasília. A iniciativa inédita estabelece metas, parâmetros e indicadores para repasses, estimulando um atendimento de qualidade nos serviços de cardiologia para a população brasileira. 

O lançamento do programa ocorre após a atualização do valor federal de Órteses, Próteses e Materiais Especiais na tabela de procedimentos, publicada em portaria em dezembro do ano passado. A vigência dessa portaria começará a valer junto com a publicação do documento que cria o programa QualiSUS Cardio. Dessa forma, cerca de R$ 299 milhões, total referente à economia gerada pela atualização dos valores, serão revertidos na atualização dos procedimentos de alta complexidade cardiovascular, além de mais R$ 200 milhões adicionais aplicados no desenvolvimento do programa.

“Estamos aqui para trazer transformações, saúde como um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, por intermédio do Sistema Único de Saúde. O que eu posso dizer, que o nosso SUS, que é um patrimônio de cada um dos 210 milhões de brasileiros, foi com ele que nós superamos a maior emergência de saúde pública que o nosso país e o mundo já viu”, ressaltou o ministro.

Na prática, o programa classifica os estabelecimentos de saúde do SUS, habilitados no âmbito da alta complexidade cardiovascular, em níveis de desempenho a partir da avaliação de critérios relativos ao parâmetro de produção, à complexidade e à qualidade da assistência ofertada à população, estabelecendo incrementos sobre os valores de procedimentos cirúrgicos do aparelho circulatório.

Matéria na íntegra:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/qualisus-cardio-ministerio-da-saude-lanca-programa-que-monitora-a-qualidade-da-assistencia-cardiovascular-no-sus

smp.news “SOMENTE A VERDADE INTERESSA” – Compartilhe, fortaleça a mídia independente

Canal de Ouvidoria: 85 99761.0860 zap

Achou importante? seja nosso parceiro, Considere fazer uma doação, com qualquer valor, para manutenção e aprimoramento do blog e do programa SEM MEIAS MEIAS na rádio cidade 860 am seg-sex 11hs às 12hs. Independência é a arma de uma imprensa fiscalizadora, seu apoio é fundamental (PIX PARA DOAÇÃO: 85 99926.59.58)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.